Sobre a Revista

Foco e Escopo

Missão

  • Produzir reflexões acerca do saber teórico e prático da área de Ciências Policiais que envolvem modelos de policiamento, atividades de defesa social e práticas de instituições de segurança pública.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os textos serão submetidos ao Conselho Editorial da Revista, que decidirá sobre a oportunidade da publicação das contribuições recebidas. Na análise para a aceitação de um texto serão observados os seguintes critérios: 

  • adequação ao escopo da revista;
  • qualidade científica;  
  • cumprimento das presentes Normas para Publicação.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A Revista “O Alferes” foi idealizada em 1979, como "Órgão oficial de divulgação do Departamento de Instrução da Polícia Militar". Em 1983 transformou-se em revista de "Informação e Doutrina sobre assuntos da Polícia Militar", estruturava-se em: Doutrina, Informações, Jurisprudência, Documentos e Informações Bibliográficas. Em virtude do aprimoramento institucional, que disponibilizou suas informações por meio de ementário on-line, o periódico concentrou-se na produção de artigos científicos.