COMO NASCE UM “CAVEIRA”: O Sofrimento como Instrumento na Formação de um Policial de Operações Especiais de uma Corporação Policial Militar do Brasil

Autores

  • JOAO PAULO FIUZA DA SILVA Polícia Militar de Minas Gerais/Academia de Polícia Militar

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discorrer o processo de formação do policial de operações especiais de uma corporação policial do Brasil, onde se observa uma dinâmica de submissão do policial por um período de quatro meses a atividades que provocam intenso sofrimento físico e psicológico, inconcebíveis em outro contexto, mas totalmente naturalizados no que poderia ser denominado de verdadeiro nascimento de um agente especializado conhecido como “caveira”. Busca-se, portanto, estabelecer uma relação, de forma exploratória, entre imposição de sofrimento físico e psicológico e a noção de preparo para o exercício da atividade policial em situações especiais. Como pressupostos teóricos foram utilizados os estudos relacionados à socialização do indivíduo nas organizações (BOURDIEU, 2004; BERGER E LUCKMAN, 1996; FOUCAULT, 1999; CASTRO, 1990), visto que, que conforme demonstrado na pesquisa, ser um policial de operações especiais é o mesmo que integrar um grupo à parte em relação às corporações a que pertencem. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa teve objetivo exploratório e valeu-se de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi utilizada a técnica de história oral (ALBERTI, 1989; CAMARGO, 1984). Os dados obtidos foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo em profundidade (BARDIN, 2005), buscando-se estabelecer a relação entre o discurso do entrevistado, a partir dos seus significantes, e o referencial teórico utilizado. Os achados evidenciaram a existência, de fato, de práticas deliberadas de imposição de dor e sofrimento aos participantes dos cursos de operações especiais, com o objetivo de seleção, socialização e depuração do sujeito.

Biografia do Autor

JOAO PAULO FIUZA DA SILVA, Polícia Militar de Minas Gerais/Academia de Polícia Militar

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Possui graduação em Ciências Militares - Área de Defesa Social pela ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS (2007) e graduação em Administração pela Universidade Estadual de Montes Claros (2010). Atua como professor em nível superior de ensino na disciplina de Teoria das Organizações no Curso de de Especialização em Gestão de Polícia Ostensiva (pós-graduação lato-sensu). É professor também em nível de graduação tecnológica no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Segurança Pública, ambos oferecidos pela Academia de Polícia Militar. Experiência também em Gestão de Pessoas, mormente nos processos formação, desenvolvimento e avaliação de desempenho profissional. Presta assessoramento nas áreas de Direito Administrativo Militar, Processual e Penal Militar.

Downloads

Publicado

2019-12-30