EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PÓS-GRADUADA E AS CIÊNCIAS POLICIAIS EM MINAS: DESAFIOS PARA A ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA DA ACADEMIA DE POLÍCIA

Autores

  • Tiago Farias Braga Polícia Militar de Minas Gerais
  • Francis Albert Cotta

Resumo

Reflete sobre o Curso de Pós-Graduação em Segurança Pública ofertado pelo Centro de Pesquisas e Pós-Graduação da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais num contexto de fortalecimento das Ciências Policias no Brasil. Busca-se analisar trajetórias e o ambiente de produção acadêmica de gestores intermediários, em meio às especificidades da educação profissional policial. Utiliza-se da produção bibliográfica específica, regionalmente elaborada, das normas e de outras fontes sobre o tema, estabelecendo diálogos com experiências de outras polícias militares no Brasil que possuem cursos semelhantes. Discutem-se estratégias para potencializar a circulação dos resultados das pesquisas. Conclui-se que novos desafios são colocados em termos de produção e distribuição dos conhecimentos diante dos diálogos estabelecidos com o mundo acadêmico num cenário de crescimento das Ciências Policiais.

Biografia do Autor

Tiago Farias Braga, Polícia Militar de Minas Gerais

Doutorando em Ciências da Comunicação (UNISINOS), Mestre em Gestão Integrada do Território (UNIVALE), Especialista em Direito (UNIDERP), Graduado em Direito (UNICSUL) e em Ciências Militares (APMMG). Capitão e discente do Curso de Especialização em Segurança Pública da PMMG. Bolsista da FAPEMIG.

Francis Albert Cotta

Doutor em História, área de concentração: política, cultura e trabalho (UFMG), com pós doutorados em História Social da Cultura (UFMG), Direito Penal e Garantias Constitucionais (UNLaM), Psicologia (UK) e Ciências Sociais (PUC Minas). Professor no Mestrado em Segurança Pública e Cidadania, da UEMG. Major da PMMG, atuou como docente no Curso de Especialização em Segurança Pública da PMMG. Pedagogo e Licenciado em História (PUC Minas), Mestrando em Educação (UFMG).

Downloads

Publicado

2021-10-18