S.O.S. POLÍCIA! – ESTRESSE NO TRABALHO ESTUDO NO ATENDIMENTO DE URGÊNCIA 190 DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS

Autores

  • Fabiana Santos Rezende Polícia Militar de Minas Gerais

Resumo

O objetivo deste estudo foi diagnosticar as possíveis manifestações de estresse no trabalho de supervisores, teleatendentes e radioperadores do Centro Integrado de Comunicações Operacionais (CICOp) da Região Metropolitana de Belo Horizonte, identificando as principais fontes de tensão, os sintomas decorrentes e os impactos na produtividade. O estudo de caso permitiu a descrição e explicação do fenômeno investigado, utilizando-se como base teórica o Modelo de Explicação de Estresse Ocupacional (MTEG). 

Referências

BOWDITCH, J. L e BUONO, A. F. Elementos do comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira Thomsom, 2002.

CASTRO, M. C. D. de et al. Estresse em profissionais da segurança pública do Estado de Santa Catarina: matriz conceitual e validação de instrumentos. In: Anais do 9º Congresso de Stress da ISMA-BR e 11º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho. Porto Alegre: Junho/2009.

COOPER, R.. ASSET Stress screening questionaire. London: Robertson Cooper Limited, 2002.

COOPER, C. L; COOPER, R. D. e EAKER, L. H. Living with stress. London: Penguin Books, 1988.

COTTA, F. A. Breve história da Polícia Militar de Minas Gerais. Belo Horizonte: Crisálida, 2006.

COUTO, H. de A. Stress e qualidade de vida dos executivos. Rio de Janeiro: COP, 1987.

DEJOURS, C. Entre o desespero e a esperança: como reencantar o trabalho? CULT - Revista Brasileira de Cultura. São Paulo: Editora Bregantini, n. 139, p. 49-53, set/2009.

___________. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. São Paulo: Cortez - Oboré, 1992.

DOLAN, S. Estresse, auto-estima, saúde e trabalho. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

KOMPIER, M. e LEVI, L. O stress no trabalho: causas, efeitos e prevenção. Fundação Européia para Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho, Dublin-Irlanda: 1995.

LIMONGI FRANÇA, A. C. e RODRIGUES, A. L. Stress e trabalho: uma abordagem psicossomática. São Paulo: Atlas, 2005.

LIPP, M. E. N. Mecanismos neuropsicofisiológicos do stress: teoria e aplicações clínicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

MASLACH, C. Entendendo o burnout. In: ROSSI, A. M.; PERREWÉ, P. L.; SAUTER, S. L. (org.) Stress e qualidade de vida no trabalho: perspectivas atuais da saúde ocupacional. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2007.

MARTINS, G. de A. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 2007.

MESQUITA, A.. Contextos e questões acerca do adoecimento psíquico numa instituição militar. Revista de Psicologia – Saúde Mental e Segurança Pública. Polícia Militar de Minas Gerais, n. 5, p. 9-17, jan-dez./2008.

LEVI, L.. Sociedade, Stress e Doença – Investimentos para a saúde e desenvolvimento: causas, mecanismos, conseqüências, prevenção e promoção. III Congresso de Stress da ISMA – BR (International Stress Management Associaation) e V Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho. Porto Alegre: Anais ... 2003.

LEVI, L.. Sociedade, stress e doença – investimentos para a saúde e desenvolvimento: causas, mecanismos, conseqüências, prevenção e promoção. V Congresso de Stress da ISMA – BR (International Stress Management Association) e VII Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho. Porto Alegre: Anais ... 2005.

PASSONI, F. O.. Intervenções para prevenção e controle do estresse ocupacional: a prática nas organizações brasileiras. In: Anais do 9º Congresso de Stress da ISMA-BR e 11º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho. Porto Alegre: Junho/2009.

RIO, R. P. do. O fascínio do stress. Belo Horizonte: Del Rey, 1995.

SAMULSKI, D. M.; CHAGAS, M. H. e NITSCH, J. R. Stress: teorias básicas. Belo Horizonte: Costa e Cupertino, 1996.

SANDES, R. C. dos S. Stress na atividade policial: qualidade de vida e saúde integral como mecanismos de enfrentamento. In: Anais do 9º Congresso de Stress da ISMA-BR e 11º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho. Porto Alegre: Junho/2009.

SELYE, H. A syndrome produced by diverse nocuous agents. Nature, v. 138, n.32, 1936.

_________. Stress: a tensão da vida. São Paulo: IBRASA, 1959.

ZILLE, L. P. Novas perspectivas para a abordagem do estresse ocupacional em gerentes: estudos em organizações brasileiras de diversos setores. Belo Horizonte: CEPEAD/UFMG, 2005. (Tese de Doutorado)

Downloads

Publicado

2018-12-21