PERFIL E CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR EFICAZ: abordagem exploratória no curso Técnico em Segurança Pública da Polícia Militar de Minas Gerais

Autores

  • Helio Hiroshi Hamada Centro de Pesquisa e Pós Graduação da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais

Resumo

Tendo como suporte teórico os estudos envolvendo o efeito-professor, destacando-se o professor como fator que faz diferença no desempenho dos alunos, procurou-se identificar este fenômeno no Curso Técnico em Segurança Pública da Polícia Militar de Minas Gerais, de modo a compreender os aspectos que envolvem a formação do profissional de preservação da Ordem Pública. Sob análise quantitativa e qualitativa, os resultados da investigação mostraram claramente que existem diferenças de eficácia entre os professores, sendo identificados ainda, o perfil, características e procedimentos associados ao melhor desempenho, os quais podem ensejar o debate acerca de práticas de aprendizado utilizadas pelo corpo docente.


PROFILE AND CHARACTERISTICS OF THE EFFECTIVE TEACHER: exploratory approach in the Technical Course in Public Security of the Military Police of Minas Gerais

Abstract: Backed by the theoretical studies of the effect of teacher, emphasizing the teacher as a factor that makes a difference in student performance, we tried to identify this phenomenon in the Technical Course in Public Security of the Military Police of Minas Gerais, in order to understand aspects that involve the  training of professional preservation of public order. Under quantitative and qualitative analysis, research results showed clearly that there are differences in effectiveness among teachers still being identified, the profile, characteristics and procedures associated with improved performance, which may give rise to debate about learning practices used by the body teacher.

Key-words: Effect-teacher. Effective teacher. Education. Public Safety. Vocational Education.

 

Downloads

Publicado

2017-08-29