v. 33 n. 83 (2023): O ALFERES - JULHO/DEZEMBRO 2023

					Visualizar v. 33 n. 83 (2023): O ALFERES - JULHO/DEZEMBRO 2023

As Ciências Policiais, de acordo com o Ministério da Educação, fazem parte do rol de ciências estudadas no Brasil, conforme Parecer n.º 945/2019, do Conselho Nacional de Educação, homologado por despacho do ministro de Estado da Educação, no ano de 2020. Para consolidar esse campo do saber, é necessário aprimorar as ferramentas teórico-metodológicas utilizadas para planejar, realizar e apresentar as pesquisas científicas.
As investigações multidisciplinares realizadas no campo das Ciências Policiais apresentam como objetivos, entre outros, melhorar o entendimento de questões das instituições policiais e criar soluções para problemas operacionais e administrativos relacionadas ao serviço policial, que impactam diretamente na segurança pública, essa, compreendida como um direito democrático multidimensional desejado por todos os setores sociais e um bem fundamental da cidadania.
Os resultados das pesquisas, após passarem pelas devidas validações institucionais e acadêmicas, possuem potencial para serem instrumentalizadas pelas agências policiais, servir para a elaboração de políticas públicas, programas, projetos e serviços de Segurança Pública.
Este número da Revista O Alferes, periódico científico do Programa de Pós-Graduação em Ciências Policiais e Tecnologias Inovadoras da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais em associação com a Universidade Estadual de Montes Claros, disponibiliza aos profissionais, pesquisadores e acadêmicos sete artigos elaborados por autores(as) cujas produções acadêmicas são de alcance nacional.

Publicado: 2024-01-22

Edição completa