UM OLHAR SOBRE A VIOLÊNCIA URBANA: RELAÇÃO ESPACIAL ENTRE HOMICÍDIOS E TRÁFICO DE DROGAS NO BAIRRO PRIMEIRO DE MAIO, BELO HORIZONTE/ MG.

Autores

  • Rodrigo Lara Viegas Polícia Civil de Minas Gerais
  • Antônio Hot Pereira de Faria Polícia Militar de Minas Gerais Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0003-0543-7503

Resumo

O artigo traz uma análise da relação espacial homicídios x tráfico de drogas no bairro Primeiro de Maio, em Belo Horizonte, evidenciando a influência do ambiente urbano na ocorrência de delitos. Foi utilizada uma pesquisa documental dos boletins de ocorrência (REDS) dos casos de homicídios e de tráfico ilícito de drogas ocorridos no bairro, entre os anos de 2007 a 2016. Os métodos empregados foram organizados em três etapas: mapeamento dos locais de venda de drogas e das ocorrências de homicídios na região; análise da densidade de distribuição espacial dessas ocorrências; e, verificação da distância Euclidiana entre os locais de ocorrência dos homicídios em relação aos locais de tráfico ilícito de drogas. Os resultados demonstraram que os crimes de homicídios aconteceram próximos aos locais de venda de drogas, com distâncias inferiores a 100 metros.

Biografia do Autor

Rodrigo Lara Viegas, Polícia Civil de Minas Gerais

Graduado em Geografia (UFMG). Pós-graduado em Inteligência de Segurança Pública (APM).

Antônio Hot Pereira de Faria, Polícia Militar de Minas Gerais Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Geografia - Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Mestre em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (2012), possui graduação em Ciências Militares pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais (2007) e graduação em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Oficial da Polícia Militar de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Segurança Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, controle de distúrbios civis, planejamento de emprego operacional, gestão de operações policiais, policiamento de eventos, doutrina policial, gestão do conhecimento e educação profissional de segurança pública.

Downloads

Publicado

2021-10-18