COOPERAÇÃO, INTEGRAÇÃO E INTERCÂMBIO COMO PROCESSOS TENDENTES A NEUTRALIZAR AS CAUSAS DE CONFLITOS ENTRE A POLÍCIA CIVIL (PC) E A POLÍCIA MILITAR (PM)

Autores

  • MARCOS AURÉLIO MACHADO Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O autor começa por analisar as razões do conflito entre PC e PM, destacando os momentos históricos em que se buscou transformar a identidade de ambas, provocando mudanças nas instituições e polarização entre seus membros. Na análise de dados levantados, aponta os fatos que mais acirram os conflitos e, paralelamente, as medidas que podem ser tomadas para evitá-los. Finalmente, recomenda a adoção dessas medidas, a curto, médio e longos prazos, com vistas a evitar os conflitos.

Biografia do Autor

MARCOS AURÉLIO MACHADO, Universidade Federal de Minas Gerais

Sociólogo, mestre e bacharel em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014 e 2011, respectivamente). Especialista em Gênero, Diversidade e Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente, é doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017) e bacharelando em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (2013). Foi pesquisador auxiliar do Corpo de Pesquisadores Beneméritos da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). É professor de Sociologia do Crime, Metodologia da Pesquisa Científica e Abordagem Sociopsicológica da Violência e do Crime, dos cursos de formação Superior e aperfeiçoamento profissionais da PMMG. Atua como Analista Criminal do Centro Integrado de Informações de Defesa Social da PMMG. Tem experiência em Sociologia Urbana, principalmente, nas seguintes áreas: Crime, Diversidade, Grupos vulneráveis e/ou minorias, Segurança Pública e Violência racial e de gênero.

Downloads

Publicado

2018-04-27