PROFISSIONALIZAÇÃO DA MULHER NO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS

Autores

  • Eduardo Godinho

Resumo

Este artigo investigou a profissionalização da mulher no Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar de Minas Gerais, junto aos Cadetes do CFO.

O problema de pesquisa foi: como é o tratamento dado às mulheres durante o seu processo de formação acadêmica no CFO?

O objetivo geral foi identificar se existe alguma forma de tratamento diferenciado, em relação à mulher, dentro deste curso. O referencial teórico tratou sobre questões de gênero, papéis femininos e masculinos que influenciam a definição de funções. A abordagem metodológica foi exploratória essencialmente qualitativa. Os dados apresentados são oriundos de análise documental e de aplicação de questionários aos 135 Cadetes do último ano do CFO.

Os resultados do estudo mostram que a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), em suas diretrizes internas e por meio de suas práticas acadêmicas previstas nos planos curriculares, atende aos propósitos da igualdade entre os gêneros durante o processo de formação destes Cadetes. Porém, na percepção de discentes e docentes, ainda persistem tratamentos diferenciados entre mulheres e homens nas atividades de formação, evidenciando que as mulheres ainda enfrentam desafios.

No CFO, existem práticas que tendem a beneficiar os homens, para assumirem funções de maior prestígio, destinando às mulheres funções burocráticas e aquelas de menor status na organização. Estes resultados ratificam a necessidade da Instituição continuar com suas ações afirmativas de inclusão das diferenças e de enfrentamento a quaisquer discriminações.

Downloads

Publicado

2021-10-21